Vetscore

Instruções de uso

 

Contenção do animal:

A vaca deve ser contida, de preferência em tronco de contenção ou em canzis, para que se possa realizar a avaliação de forma adequada. Vacas em canzis devem ser contidas também através de peias nas patas para evitar coices e para manter o animal estabilizado durante o exame.

 

Local de medição

O aparelho Vetscore® deve ser colocado no terço médio da garupa da vaca (conforme figura 1A), entre o sacro e a primeira vértebra coccígea. A maioria das vacas apresenta uma leve depressão neste local, tornando a identificação do local correto de aferição mais fácil.

 

Medição
As duas hastes devem ser ajustadas no local adequado até que as hastes atinjam a maior superfície de contato possível com a pele do animal, de acordo com a figura 1B.

Leitura
A leitura da condição corporal é realizada no visor do aparelho Vetscore® (figura mostrando o detalhe do visor).

 

 

 

Interpretação dos resultados

Vermelho: Indica que a vaca se encontra em condição nutricional desfavorável. Medidas de manejo nutricional devem ser tomadas para aumentar a condição corporal da fêmea.

Verde*: indica que a fêmea encontra-se com condição nutricional adequada para cumprir as funções reprodutivas.

*Deve ser observado que algumas fêmeas, com características anatômicas próprias, podem estar nesta condição e, mesmo assim, serem vacas que precisam de um incremento alimentar. Quanto mais próximo ao amarelo a seta indicar, melhor será a condição nutricional da vaca.

Amarelo: Vacas com condição corporal alta. São fêmeas que podem apresentar problemas reprodutivos devido ao excesso de gordura.

 

Frequência de uso

Vacas de leite: avaliações quinzenais.

Vacas de corte: avaliações devem ser feitas antes do inicio da estação reprodutiva e antes de aplicação de protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).